Você está em Ajuda > Glossário

Glossário de contabilidade

Nesta seção, apresentamos as definições para os principais termos utilizados em Contabilidade.

Clique sobre a letra desejada para ver os significados das palavras disponíveis.

A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   K   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W   X   Y   Z

IGP-M - Índice Geral de Preços. Tem o período de coleta entre o dia 21 do mês anterior ao dia 20 do mês de referência. Foi criado com o objetivo de prover um indicador confiável para as operações financeiras.

Imobilizado - Bens e direitos de natureza permanente, apresentados na forma tangível ( que constituem uma forma física, bens concretos, que podem ser tocados), que serão utilizados para a manutenção das atividades normais da empresa (a empresa não tem a intenção de vendê-los). Ex: terrenos, edifícios, veículos, máquinas e equipamentos, móveis e utensílios, etc.

Inadimplência - Falta de cumprimento de um contrato ou de qualquer de suas condições. Termo usado com muita frequência para indicar o não pagamento, por parte do tomador, do empréstimo no montante e prazo estipulados nas cláusulas do contrato. É a situação daquele que deve e não honra seus compromissos.

Incentivo fiscal - Assume, geralmente, a forma de isenção parcial ou total de um imposto, tendo por objetivo, incrementar um determinado segmento produtivo, transferir recursos para o desenvolvimento de regiões carentes ou melhorar a distribuição de renda do país.

Inflação - Distorção de preços ocasionada por um conjunto de fatores socioeconômicos e caracteriza-se pela alta generalizada dos preços e pela depreciação da moeda.

Intangível - Bens e direitos que não podem ser tocados ou vistos, já que são incorpóreos (não tem corpo). Eles possuem valor econômico mas carecem de substância física. Ex.: marcas e patentes, softwares, etc.

Integralização - O momento em que o acionista entrega o dinheiro ou bens para aumento de capital.

Investimentos - Participações e aplicações financeiras de caráter permanente, com o objetivo de gerar rendimentos para a empresa de forma que esses bens e direitos não sejam destinados à manutenção das atividades normais da companhia. Ex.: obras de arte, investimento em ouro, participações societárias, etc.

Isenção - Favor fiscal concedido por lei, que consiste em dispensar o contribuinte do pagamento do um tributo devido. Na isenção, a obrigação de pagar o tributo existe, mas foi dispensada. Na imunidade, essa obrigação inexiste.

Como referenciar: "Glossário de Contabilidade" em Só Contabilidade. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2018. Consultado em 21/07/2018 às 16:17. Disponível na Internet em http://socontabilidade.com.br/conteudo/glossarioContabilidade.php?letra=I