Material de Apoio

 Contabilidade
 Métodos de Escrituração
 Débito e Crédito
 Patrimônio
 Livros Contábeis
   Livro Diário
   Livro Razão
   Livro Caixa
   Erros de Escrituração
 Contas
 Balanço Patrimonial
   Ativo Circulante
   Ativo Não Circulante
   Redutoras do Ativo
 História da Contabilidade
 Biografias
 Mais conteúdos [+]

Pratique

 Exercícios resolvidos
 Exame de Suficiência (CFC)
 Provas de concursos

Ajuda

 Fórum de discussão
 Área dos Professores
 Glossário
 Dúvidas frequentes
 Softwares
 Cálculos On-line

Entretenimento

 Jogos de contabilidade

Diversos

 Curiosidades
 Profissão Contador
 Código de Ética
 Princípios de Contabilidade
 Convenções Contábeis
 Lei das S.A.
 Notícias
 Indicação de livros
 Fale conosco

Busca Geral

 

GLOSSÁRIO DE CONTABILIDADE

A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   K   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W   X   Y   Z  

Depreciação - São encargos que correspondem à redução do valor dos bens físicos, de natureza permanente, em função do desgaste ou perda de utilidade pelo uso, ação da natureza ou obsolescência (surgem novos inventos fazendo com que o bem em questão seja ultrapassado, antiquado).

Débito - É a aplicação de recurso. Quando um contador faz um lançamento a débito em uma conta, significa que o dinheiro, o bem ou o serviço destina-se àquela conta.

Décimo terceiro salário - Encargo para a empresa. Tecnicamente, denomina-se “gratificação de Natal” ou “gratificação natalina”, que, de forma simplificada, consiste em pagar ao empregado “um salário a mais no final do ano”. Contudo, guarda certa proporcionalidade com o período de tempo de trabalho do empregado naquele ano. A legislação determina que o décimo terceiro seja pago em duas parcelas: a primeira até 30 de novembro e a segunda até 20 de dezembro de cada ano. Subconta de despesas com pessoal que registra os valores correspondentes a um salário adicional, constituído e provisionado mensalmente na base mínima de 1/12 da folha de pagamento.

Déficit - Excesso de despesa sobre a receita, quer na previsão, quer na realização. Déficit orçamentário é a diferença caracterizada pela execução da despesa maior que a receita arrecadada num determinado período.

Direitos - Recursos que a empresa tem a receber e que gerarão benefícios presentes ou futuros. É o poder de exigir alguma coisa. Ex.: valor que uma empresa receberá decorrente de uma venda a prazo. Os direitos fazem parte do patrimônio da empresa, no Ativo (parte positiva do patrimônio). Outros exemplos: duplicatas a receber, salários a receber, aluguéis a receber, contas a receber, títulos a receber, etc.

DRE - Significa Demonstração do Resultado do Exercício, mostra o resultado das atividades da empresa (lucro ou prejuízo) de um determinado período (mês, semestre, ano).

DVA - Demostrativo de Valor Adicionado é uma demonstração contábil que mostra o valor agregado gerado pela empresa num determinado período.

 

Curta nossa página nas redes sociais!

 

 

Mais produtos

Sobre nós | Política de privacidade | Contrato do Usuário | Anuncie | Fale conosco

Copyright © 2017 Só Contabilidade. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.