Você está em Ajuda > Glossário

Glossário de contabilidade

Nesta seção, apresentamos as definições para os principais termos utilizados em Contabilidade.

Clique sobre a letra desejada para ver os significados das palavras disponíveis.

A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   K   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W   X   Y   Z

Margem - Lucro gerado pela venda de bens ou serviços, normalmente expresso em porcentagem. Diferença entre o preço de demanda e o de oferta na cotação de um instrumento, divisa ou título. Montante, fixado pelas bolsas de valores, a ser depositado em dinheiro, títulos ou valores mobiliários, pelo cliente que efetua uma compra ou venda a termo ou a futuro, ou um lançamento a descoberto de opções. Adicionalmente, este termo é usado para indicar a diferença no rendimento entre dois títulos.

Margem de contribuição - É sinônimo de Ganho Bruto sobre as Vendas. Indica o quanto sobra das vendas para que a empresa possa pagar suas despesas fixas e gerar lucros. Pode ser medida através da diferença entre o valor das vendas e os custos e despesas variáveis.

Material de consumo - Aquele cuja duração é limitada a curto lapso de tempo. Ex.: artigos de escritório, de limpeza e higiene, material elétrico e de iluminação, gêneros alimentícios, artigos de mesa, combustíveis, etc.

Mercadorias - São bens de propriedade da empresa que tem como objetivo a venda para a geração de resultados.

Moratória - Disposição que suspende unilateralmente o pagamento num prazo fixado por lei ou por força de um contrato.

Como referenciar: "Glossário de Contabilidade" em Só Contabilidade. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2018. Consultado em 21/07/2018 às 15:54. Disponível na Internet em http://socontabilidade.com.br/conteudo/glossarioContabilidade.php?letra=M