Você está em Ajuda > Glossário

Glossário de contabilidade

Nesta seção, apresentamos as definições para os principais termos utilizados em Contabilidade.

Clique sobre a letra desejada para ver os significados das palavras disponíveis.

A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   K   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W   X   Y   Z

Balancete - É um demonstrativo contábil que reúne todas as contas em movimento na empresa e seus respectivos saldos (saldo de débito e saldo de crédito).

Balanço patrimonial - Mostra como se encontra o Patrimônio da empresa, assim como sua posição financeira em uma determinada data (o BP é a principal demonstração financeira). Quando o Patrimônio se encontra em equilíbrio, existe a seguinte igualdade patrimonial: Bens + Direitos = Obrigações. O BP demonstra de maneira organizada quais são (aspecto qualitativo) e quanto valem (aspecto quantitativo) os bens, direitos e obrigações. Ou seja, ele é a demonstração contábil destinada a evidenciar, quantitativa e qualitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da entidade.

Bens - Fazem parte do Ativo da empresa e são tudo aquilo que possui valor econômico e que pode ser convertido em dinheiro, sendo utilizado na realização do objetivo principal de seu proprietário. São as coisas úteis, capazes de satisfazer as necessidades das pessoas e das empresas. Os bens classificam-se em: Bens Móveis (passíveis de remoção sem dano pois não são fixos ao solo), Bens Imóveis (não podem ser retirados de seu lugar natural sem destruição ou dano pois são fixos ao solo), Bens Tangíveis (constituem uma forma física, são concretos e podem ser tocados) e Bens Intangíveis (não constituem uma realidade física e não podem ser tocados).

Bens corpóreos - Também conhecidos por bens tangíveis ou materiais, são os bens que constituem uma forma física, bens concretos, que podem ser tocados.

Bens imóveis - Bens que não podem ser retirados de seu lugar natural (solo e subsolo) sem destruição ou dano. Aqueles que, para serem deslocados, terão de ser total ou parcialmente destruídos. Ex.: árvores, edifícios, terrenos, construções, etc.

Bens incorpóreos - Também chamados de bens intangíveis e bens imateriais, são os bens que não constituem uma realidade física e que não podem ser tocados. Ex.: nome comercial (marca), patente de invenção, ponto comercial, o domínio de internet, etc.

Bens intangíveis - Também chamados de bens incorpóreos e bens imateriais, são os bens que não constituem uma realidade física e que não podem ser tocados. Ex.: nome comercial (marca), patente de invenção, ponto comercial, o domínio de internet, etc.

Bens móveis - Bens passíveis de remoção sem dano, seja por força própria ou por força alheia. Objetos concretos, palpáveis, físicos, que não são fixos ao solo. Ex.: dinheiro, veículos, móveis, utensílios, máquinas, estoques, animais (que possuem movimentos próprios, semoventes), etc.

Bens tangíveis - Também conhecidos por bens corpóreos ou materiais, são os bens que constituem uma forma física, bens concretos, que podem ser tocados.

Bolsa de valores - Associação civil, sem fins lucrativos, com o objetivo de manter local adequado para as negociações (pregões) envolvendo títulos e valores mobiliários. As diversas operações são fiscalizadas e organizadas por seus membros e pelas autoridades monetárias.

Como referenciar: "Glossário de Contabilidade" em Só Contabilidade. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2018. Consultado em 21/07/2018 às 16:14. Disponível na Internet em http://socontabilidade.com.br/conteudo/glossarioContabilidade.php?letra=B