Material de Apoio

 Contabilidade
 Métodos de Escrituração
 Débito e Crédito
 Patrimônio
 Livros Contábeis
   Livro Diário
   Livro Razão
   Livro Caixa
   Erros de Escrituração
 Contas
 Balanço Patrimonial
   Ativo Circulante
   Ativo Não Circulante
   Redutoras do Ativo
 História da Contabilidade
 Biografias
 Mais conteúdos [+]

Pratique

 Exercícios resolvidos
 Exame de Suficiência (CFC)
 Provas de concursos

Ajuda

 Fórum de discussão
 Área dos Professores
 Glossário
 Dúvidas frequentes
 Softwares
 Cálculos On-line

Entretenimento

 Jogos de contabilidade

Diversos

 Curiosidades
 Profissão Contador
 Código de Ética
 Princípios de Contabilidade
 Convenções Contábeis
 Lei das S.A.
 Notícias
 Indicação de livros
 Fale conosco

Busca Geral

 

Profissão Contador
 

Diferença entre Contador e Técnico Contábil

Profissional da Contabilidade é a terminologia usada para Contador (com curso universitário de Ciências Contábeis) ou Técnico em Contabilidade (com curso técnico de ensino médio), quando se refere conjuntamente aos dois profissionais.

Para exercer a profissão, o Contador ou Técnico em Contabilidade precisa ser aprovado em Exame de Suficiência e registrados em CRC.
 

Bacharel em Ciências Contábeis - Contador

O bacharel em Ciências Contábeis é um profissional eclético. Todo e qualquer patrimônio necessita de critérios de formatação e de avaliação, fato do cotidiano do Profissional da Contabilidade.

A identificação, análise e, finalmente, determinação do impacto das transações no patrimônio das entidades exige do profissional um amplo e variado leque de conhecimento. O mundo passa por grandes transformações e requer versatilidade e abrangência nas interpretações. O profissional contábil está capacitado, habilitado e possui o conhecimento necessário sobre assuntos econômicos, financeiros, tributários, organizacionais e comportamentais para direcionar as conclusões da lógica contábil, sempre respaldado por princípios e normas técnicas dando espaço à propalada interpretação da condição, qualidade e valor do patrimônio. Nenhuma decisão de negócio é tomada sem os dados contábeis e somente este profissional dispõe de técnicas para disponibilizar o valor patrimonial e a direção dos negócios.

Nos dias de hoje, a realidade do mercado exige um profissional pronto para assumir novas responsabilidades. Mais do que apenas registrar os atos e fatos dos gestores das empresas, ele deve nortear os empreendimentos e ajudar a administração a manter o negócio na rota prevista. Para desempenhar essas funções com a máxima competência, sua formação deve conter noções sólidas de Finanças, Economia e Gestão e, também, de Ciências Humanas, Ética e Responsabilidade Social.

O bacharel em Ciências Contábeis está capacitado para pesquisar, analisar e discernir, com muito bom senso, todo o sistema de informações econômico-financeiro e patrimonial de entidades.

O CURSO
Com duração de quatro anos, o curso de Ciências Contábeis abrange profundos estudos teóricos e práticos de todas as áreas da Contabilidade.

Nos primeiros anos, o ensino é voltado para conceitos, controle e conhecimentos em Administração, Economia, Direito e métodos quantitativos em conjunto com a Teoria Contábil.

Nos últimos anos, há um aprofundamento dos estudos direcionados para especialidades da carreira de Contador.

MERCADO DE TRABALHO E CARREIRA
O bacharel em Ciências Contábeis tem sua profissão regulamentada pelo Decreto-lei nº 9.295/46 e suas atribuições definidas pela Resolução nº 560/83, do Conselho Federal de Contabilidade.

O mercado de trabalho é bastante amplo e oferece muitas oportunidades para uma carreira bem sucedida.

Atualmente, a profissão vive um momento áureo. Onde há uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, existe a figura do Profissional da Contabilidade.

O Profissional da Contabilidade pode exercer múltiplas funções, podendo atuar como:

• Autônomo
• Empresário de Contabilidade
• Auditor Independente, Auditor Interno
• Consultor Tributário
• Controller
• Auditor Fiscal
• Perito Contábil
• Membro de Conselho Fiscal e de Administração
• Árbitro em câmaras especializadas
• Acadêmico
• Membro de Comitês de Auditoria
• Membro de Entidade de Classe
• Executivo


Técnico Contábil

O Técnico em Contabilidade fornece às empresas informações úteis para garantir desenvolvimento e crescimento. Ele cuida de toda a parte financeira realizando a escrituração contábil e fiscal, registros e lançamentos contábeis de transações financeiras, cálculo de impostos, juros e taxas, acompanhamento de contas, receitas e despesas, elaboração de demonstrativos financeiros e balancetes, análise de contas patrimoniais e controle patrimonial, além de ser o responsável pela prestação de contas da instituição.

A tecnologia é fundamental no dia a dia do Técnico em Contabilidade e a tendência é que o trabalho manual e rotineiro diminua cada vez mais, agilizando a atuação do profissional.

A formação do Técnico em Contabilidade possui alguns limites. Ele não está habilitado para realizar perícias judiciais ou extrajudiciais, revisão de balanços, nem Auditorias. Mas seu trabalho auxilia o do bacharel em Ciências Contábeis e contribui para o bom funcionamento das empresas.

O CURSO
O curso pode ser realizado concomitantemente ao Ensino Médio. Quem já concluiu o nível médio ou, até mesmo, o nível superior em cursos como Direito, Administração de Empresas e Economia poderá obter o certificado de Técnico em Contabilidade após frequentar cursos de matérias técnicas com duração de 800 horas.

MERCADO DE TRABALHO E CARREIRA
O mercado de trabalho para o Técnico em Contabilidade é bastante amplo. É possível atuar em instituições públicas e privadas, empresas prestadoras de serviços contábeis, bancos, estabelecimentos de ensino, escritórios de Contabilidade e também como autônomo.

De acordo com a Lei nº 12.249/2010, que atualizou o Decreto-lei nº 9.295/1946, o registro em CRC como Técnico em Contabilidade será assegurado até 1º de junho de 2015. Após essa data, somente bacharéis em Ciências Contábeis poderão obter o registro como Profissional da Contabilidade. No entanto, quem já estiver registrado poderá continuar exercendo a profissão normalmente.

O Técnico em Contabilidade tem, praticamente, todas as prerrogativas do bacharel em Ciências Contábeis, com exceção dos serviços previstos na alínea c, artigo 25, do Decreto-lei nº 9.295/1946: Auditoria, Perícia e revisão de balanços.

Com o dinamismo da profissão, é recomendando que o Profissional da Contabilidade continue sempre estudando. O Técnico em Contabilidade pode ingressar no curso de Ciências Contábeis, ao bacharel há a possibilidade de fazer uma pós-graduação, sempre em busca da constante evolução.

Fonte: CRCSP (www.crcsp.org.br)

Curta nossa página nas redes sociais!

 

 

Mais produtos

Sobre nós | Política de privacidade | Contrato do Usuário | Anuncie | Fale conosco

Copyright © 2017 Só Contabilidade. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.